IgrejaLiturgia

Coroa do advento

No último domingo (27), católicos começaram a se preparar para a vinda de Cristo no Natal. São quatro domingos caminhando na fé e na espiritualidade para celebrar a vinda de Jesus. São as quatro semanas que antecedem o nascimento de Jesus e que vão preparando o indivíduo para esse momento único que é o Santo Natal.

A cada domingo, os fiéis acompanham o acendimento de uma nova vela, meditam e refletem sobre a espera do Salvador.

Padre Renato Vieira destaca que a cada domingo vamos celebrar a Coroa do Advento, a fim de que sejamos iluminados pela Graça de Deus através do Espírito Santo.

“A luz que acende a vela também é a luz de Deus que acende em nosso coração. Esse é o momento de conversão, de mudança de vida, de perdão dos pecados e de fé que poderemos vencer todas as dificuldades”, destaca.

Como citou o Padre, dia após dia vai sendo construída a Coroa do Advento. Mas você sabe o que é ela é e o que tem a ver com viver o Natal?

A Coroa do Advento

A Coroa do Advento é um símbolo da fé cristã, que pode ser montada e colocada na casa de qualquer pessoa. Ela ajuda a lembrar do período de preparação para o Natal.

São quatro velas colocadas em uma guirlanda redonda, as quais demonstram que o amor de Deus é infinito. Esse círculo da guirlanda também representa que o amor dEle é igual para todos nós, já que não há diferenças entre começo e fim no círculo.

As famílias põem ramos verdes na coroa, que representa a esperança que renasce com a chegada de Jesus. A ligação entre os símbolos é com uma fita vermelha, símbolo do amor e testemunho de Deus envolvendo-nos completamente.

As velas e seus significados

Cada vela tem uma cor: vermelha, verde, rosa e branca.

A cada domingo é acesa uma vela. A luz simboliza a fé humana e faz um convite para a oração a Deus. Também representam as quatro manifestações de Jesus, sendo elas:

  1. Encarnação
  2. Jesus nos pobres e necessitados
  3. Jesus nos sacramentos
  4. Segunda vinda de Jesus.

Como o tempo de preparação para o Natal vai mudando, as velas são acesas de forma separada. A primeira deve ser a vermelha, porque simboliza o perdão a Adão e Eva.

 Já no segundo domingo do Advento, é a de cor verde, porque representa a esperança do anúncio da vinda de Jesus, mas também a fé dos Patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida.

 Depois vem a rosa, que ao lado das outras velas representa a alegria do Rei Davi, que uniu todos os reinos, assim como Cristo reunirá todos os filhos de Deus.

A última vela a ser acesa é a branca, porque indica a luz que vem de Maria e a chegada do nosso Salvador para anunciar um reino de paz e justiça.

Monte a Coroa com sua família

O tempo de Advento, como ressaltou Padre Renato, é momento de alegria e preparação. Um convite também a ter mais esperança para aquilo que está por vir. É Jesus que está chegando para nos salvar.

Assim sendo, a família toda, reunida e em clima de união, pode fazer da montagem da Coroa do Advento um dia para se preparar em união para o Natal. A cada domingo aproveitar e também juntos, rezar e acender mais uma vela na Coroa e em seu coração.

Postagens relacionadas

Papa Francisco envia esta mensagem de Natal aos jovens

Lua

1º Domingo do Advento

Lua

Diocese católica nos EUA recusa batismo e crisma a trans

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights