DevoçõesMaria

Nossa Senhora da Boa Morte

Origens: A devoção a Nossa Senhora da Boa Morte é, provavelmente, o mais antigo culto prestado à Virgem Maria. Ela tem origem numa Tradição Cristã do primeiro Século, chamada “Dormição da Assunta”. Essa tradição revela que Nossa Senhora faleceu (por isso o termo “dormição” em referência ao sono da morte).

No momento de sua passagem, ela estava cercada pela maioria dos Apóstolos. Estes, sepultaram-na num túmulo que nunca tinha sido usado, situado no Getsêmani, local da agonia de Jesus, em Jerusalém. Após três dias, outro Apóstolo chegou e quis, de todo coração, ver a Virgem Maria pela última vez. O túmulo foi, então, aberto na presença de todos e, para surpresa geral, o corpo de Santa Maria não estava lá. Havia somente um forte odor de flores.

Eles compreenderam, assim, que a Virgem Maria foi assunta, ou seja, elevada aos céus de corpo e alma. A partir daí, começaram a cultuar o dia da “Dormição da Assunta”. Logo depois, surgiu o culto a Nossa Senhora da Boa Morte e perpetuou-se na Igreja até os dias de hoje.

Histórico
O Papa Sérgio I, cujo pontificado aconteceu entre 687 e 701 introduziu oficialmente o culto à “Dormição da Assunta”, ou Assunção de Nossa Senhora na liturgia Católica Romana, fixando sua festa para o dia 15 de agosto. Em decorrência dessa festa, espalhou-se mais ainda a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte.

Teologia
Venerar a Boa Morte de Nossa Senhora é celebrar a primeira pessoa humana, depois de Jesus Cristo, que está no céu de alma e corpo. Como Mãe do Salvador e preservada do pecado, ela foi ressuscitada por Deus e levada ao céu de corpo e alma. Tanto, que não existe um “túmulo de Nossa Senhora” para ser venerado pelos cristãos. Com Maria já aconteceu aquilo que professamos no credo: “Creio na ressurreição da carne…” Assim acontecerá com todos os seres humanos no final dos tempos.

Ave Maria
Quando rezamos a Ave Maria, pedimos a intercessão da Mãe de Deus “agora e na hora da nossa morte”. “Agora”, significa o tempo presente, a vida neste mundo terreno. “Na hora da nossa morte”, como diz o texto, pedimos que nossa Mãe Celestial interceda por nós no momento de nossa passagem para a vida eterna.

Ela viveu essa experiência, ela é a Mãe do Salvador e nossa Mãe. Por isso, buscar o auxílio da Virgem Maria na hora da morte, é buscar um porto seguro no momento mais importante da nossa vida, pedindo a graça de uma morte em paz e a salvação eterna.

Dogma
O dogma da Assunção de Nossa Senhora foi proclamado em 1950, pelo Papa Pio XII. Esse dogma coroou a fé que sempre foi professada pela Igreja desde o primeiro século: “a morte, ressurreição e assunção de Nossa Senhora.” Assim, a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte nos remete ao desfecho da vida da Virgem Maria na Terra, como primícias do que acontecerá conosco também, com a graça de Deus.

A devoção no Brasil
A devoção a Nossa Senhora da Boa Morte foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que tinham um especial carinho por esta devoção. No Brasil foi integrada à cultura cristã do povo. Essa devoção nos lembra um momento, uma etapa da vida da Virgem Maria, que é um “paradigma”, um exemplo profético daquilo que acontecerá um dia conosco.

Oração a Nossa Senhora da Boa morte
“Nossa Senhora, nossa mãe divina, precisamos uma vez mais de vosso auxílio e proteção. Vós sofrestes a dor de perder vosso Filho, fazei-nos pacientes perante os desígnios de Deus, ajudai-nos a descobrir o sentido da vida e da morte. Ajudai-nos a ter fé, a conversar com Deus e escutá-lo.

Ó querida Mãe, abri vossos braços e abraçai…(fala-se o nome do enfermo) e concedei-lhe uma morte iluminada por Deus. Pedi a Deus que perdoe todas as suas faltas e seja misericordioso, socorrendo-o (a) na passagem para a vida eterna.

Fazei-o (a) merecedora (o) na passagem da vida eterna junto a vós e a Jesus, seu Filho amado. Nossa Senhora da Boa Morte, peço-vos a graça de nos dar a força necessária para assumir, com amor, as horas difíceis a serem enfrentadas, aceitando a vontade de Deus, seus desígnios eternos e impenetráveis. Amém.”

Postagens relacionadas

Nossa Senhora de Copacabana-1

Lua

Nossa Senhora das Dores

Lua

Nossa Senhora Rainha – Mãe da Igreja

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights