Pe. Ernesto

O Batismo de Jesus

No último domingo celebrávamos a Festa do Batismo de Jesus. Com esta festa encerramos o ciclo do Natal e iniciamos o Tempo Comum, que em 2010, é dedicado ao estudo do Evangelho de São Lucas. 

São Lucas, mais que os outros evangelistas, acentua que Jesus expressa o amor de Deus pelos desprezados deste mundo, tanto com as atitudes, como com a sua mensagem.

Expressa sua simpatia para com: os pecadores, “pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”; os samaritanos; as mulheres. Isso expressa também a rejeição dos ricos, e a bem-aventurança dirigida aos “pobres” e aquele que “agora passam fome”.

Lucas se baseava no pressuposto de que em Jesus o amor divino para com aquelas pessoas dadas como perdidas aos olhos dos homens tornou-se realmente salvação já aqui e agora.

Assim neste último domingo nós contemplamos o início da vida Pública de Jesus, com o seu Batismo. (cf. Lc 3. 15-16.21-22) O Batismo de Jesus foi acompanhado de três fatos: Primeiro – “Os céus se abriram…”: Deus encerrou o seu silêncio e abriu seu coração e voltou a ser amigo dos homens. É o momento da reconciliação entre o céu e a terra, entre Deus e os homens.

Segundo – “O Espírito Santo desceu sob a forma de Pomba”: este fato relembra o dilúvio quando o céu estava fechado e a pomba com o raminho de oliveira foi o sinal de que a paz havia sido restabelecida. Terceiro: “Ouviu-se uma voz do céu…”.

Há 300 anos o povo não ouvia a voz de Deus pelos profetas. Ao enviar o Espírito sobre Jesus, Deus voltou a falar com os homens. Era a TRINDADE presente comemorando o grande acontecimento.

Jesus precisava ser realmente batizado? É claro que não. João até não queria batizar Jesus. Mas Jesus queria mostrar que a sua atividade, que estava iniciando,seria a continuação daquilo que João Batista já estava anunciando. Por isso se compararmos as pregações de João Batista e as primeiras de Jesus observamos que são idênticas.

Postagens relacionadas

Imagem Sacras

Lua

Um politico ficha limpa

Lua

A experiência de um sacerdote em uma pequena comunidade

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights